Due Diligence de Imóveis, você sabe o que?!
Entenda de que forma essa ferramenta eficaz pode te ajudar na hora de comprar um imóvel com segurança jurídica.

Quando existe a intenção de adquirir um imóvel seja por intermédio de uma Imobiliária ou diretamente com o proprietário, é de suma importância levar em consideração uma série de riscos que podem envolver este tipo de aquisição, portanto, para se evitar surpresas desagradáveis e que coloque em risco seu patrimônio, é essencial a contratação de um bom profissional especializado em direito imobiliário para que este possa lhe acompanhar em todo tramite da aquisição.
Qualquer pessoa em alguma fase da vida vai passar por algum tipo de experiência que envolva transações imobiliárias. E neste momento, é comum surgirem questionamentos como: “será que a documentação deste imóvel esta tudo em ordem?” “como faço para saber se esta aquisição é segura?”
Infelizmente não são raras às vezes em que são apresentadas a esses compradores somente uma Escritura lavrada em Cartório ou então simplesmente o famoso “contrato de gaveta” com firmas reconhecidas em cartório!
Mas será mesmo que tudo isto basta?! Somente ter a Escritura do imóvel é o suficiente?! Já lhe adianto que não meu, pois o principal documento é a Certidão de Matrícula do imóvel. É nesta certidão que será possível identificar ou não se houve o Registro desta Escritura na Matricula do Imóvel.
É neste momento que entra a chamada Due Diligence Imobilialiária, esta palavra é uma prévia de um termo em inglês referindo-se a uma espécie de Processo de Investigação. Isso mesmo! A Due Diligence serve para isto, o profissional especializado vai levantar toda documentação necessária relativa à
transação comercial, tais como, Matrícula, Escritura, IPTU, Certidões Judiciais, Certidões de Protesto entre outras.
Essas certidões devem ser extraídas tanto em relação ao imóvel, quanto em relação aos proprietários que constam na matrícula e também de seus antecessores (a depender do caso).
Uma vez em posse dessa documentação, o profissional especialista em Direito Imobiliário, poderá analisar a existência de riscos para a aquisição em questão, apontar quais são, bem como possíveis soluções para continuidade do negócio se assim desejar o cliente.
Se este conteúdo foi útil, compartilha com alguém que também tenha interessa sobre o tema.
E caso você tenha dúvidas ou queira conversar mais sobre o assunto entre em contato comigo pelo bruna_juridico@yahoo.com.br
